Preloader image

Míssil de alta precisão brasileiro entra na fase final de desenvolvimento

|
Míssil de alta precisão brasileiro entra na fase final de desenvolvimento

O Brasil está avançando com seu primeiro míssil de cruzeiro, batizado de MTC-300, justamente por ter um alcance de 300 quilômetros. O equipamento, que também tem uma precisão de 50 metros entrou em fase final de desenvolvimento neste ano, com previsão de entrega para 2020.

 

Com isso, serão retomados os voos de teste do MTC-300, que deverá ter 100 unidades entregues ao Exército brasileiro, conforme encomenda definida em 2016. As entregas serão feitas em lotes sequenciais até 2023, com investimento previsto de R$ 2,45 bilhões.

 

O MTC-300 tem sido aperfeiçoado ao longo de 13 anos, carregando até 200 quilos de explosivos, que pode ser empregados para destruição de infraestrutura, como uma central de geração de energia. Como explica um engenheiro ligado ao projeto, duas delas podem comprometer uma refinaria de petróleo de grande porte.

Até o momento, foram realizados 16 voos de ensaio, com mais quatro já programados. O míssil se comporta como uma pequena aeronave enquanto está no ar, com propulsão por meio de uma turbina, programada para aguentar até 40 horas de voo. A navegação utiliza uma combinação de caixa inercial e GPS, com capacidade de correção de curso por meio de acompanhamento do terreno.




Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/missil-de-alta-precisao-brasileiro-entra-na-fase-final-de-desenvolvimento/74804