Preloader image

O que é e como imprimir o extrato de Cupom Fiscal Eletrônico do SAT

|
O que é e como imprimir o extrato de Cupom Fiscal Eletrônico do SAT

Criado para substituir os antigos equipamentos de emissão de cupom fiscal, o Cupom Fiscal Eletrônico no SAT (CF-e-SAT) visa documentar todas as operações comerciais realizadas no Estado. Obrigatória para grande parte dos estabelecimentos varejistas a partir de novembro de 2014, a medida também inclui um extrato para o consumidor, que pode controlar seus gastos de maneira fácil e prática.

O extrato do CF-e-SAT é uma representação gráfica simplificada na qual o consumidor pode consultar, junto à Secretaria da Fazenda, todos os valores gastos em suas aquisições. O extrato não possui valor de um documento fiscal, e serve apenas para o controle das compras por parte do consumidor. O documento fiscal só existe na forma eletrônica, e tem validade quando devidamente armazenado pelo Fisco.

Vale destacar que o consumidor não precisa guardar uma cópia do CF-e-SAT, já que o extrato tem como principal função apresentar as informações da compra. O documento eletrônico no site da Secretaria da Fazenda, por sua vez, poderá ser armazenado durante o prazo permitido por lei.

A boa notícia para supermercados, lojas de materiais de construção, panificadores e demais estabelecimentos comerciais que terão de se adaptar à exigência do CF-e-SAT é que a Dimep trabalha com um sistema autenticador e transmissor de cupons fiscais eletrônicos, o D-SAT. Com ele, é possível transmitir com segurança e rapidez todos os cupons fiscais eletrônicos diretamente para a Secretaria da Fazenda, assim como imprimir o extrato do CF-e-Sat para o consumidor.




Fonte: http://www.dimep.com.br/blog/d-sat/cf-sat-imprimir-extrato-cupom-fiscal-eletronico-sat/