Preloader image

O que é certificado digital SAT e como adquirir um para sua empresa

|
O que é certificado digital SAT e como adquirir um para sua empresa

A emissão do Cupom Fiscal Eletrônico por meio do Sistema Autenticador de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT-CF-e) será obrigatória a partir de novembro de 2014. Para se adaptar, as empresas deverão adotar o equipamento SAT, composto de hardware e software que geram e transmitem o SAT-CF-e para Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Esses equipamentos também são responsáveis pela certificação digital do SAT, uma tecnologia que permite assinar documentos eletrônicos com a mesma validade jurídica de um reconhecimento de firma feito em Cartório. Esse é um certificado próprio, que associa o SAT Fiscala determinada empresa, e não deve ser confundido com o e-CNPJ, e-PJ ou e-CPF.

As empresas poderão optar entre dois tipos de Certificado Digital: o padrão AC-SEFAZ, oferecido gratuitamente pela Secretaria da Fazenda a todos os contribuintes paulistas; e o padrão ICP-Brasil, que pode ser adquirido junto às autoridades certificadoras.

Como funciona o SAT Fiscal?

O Sistema Autenticador e Transmissor consegue receber, gerar e autenticar os cupons fiscais através de um módulo de hardware e software instalado junto ao sistema de recebimento, ou seja, no caixa da empresa. O próprio aparelho realiza a transmissão online do cupom fiscal solicitado pelo cliente à Secretaria da Fazenda. O cupom, assim que emitido, fica disponível automaticamente para consulta.

Importante ressaltar que, até 2015, o SAT deverá ser instalado obrigatoriamente em todos os estabelecimentos comerciais que emitam cupons fiscais aos clientes. Atualmente, apenas empresas com receita superior a R$ 120 mil / ano são obrigados a instalar o equipamento e ter o sistema online.




Fonte: http://www.dimep.com.br/blog/d-sat/certificado-digital-sat-adquirir-empresa/