Preloader image

Entenda o que é SAT Homologado

|
Entenda o que é SAT Homologado

Já ouviu falar em SAT Homologado? O chamadoSistema de Autenticação e Transmissão (SAT) é um método de transmitir e autenticar informações fiscais junto à Secretaria da Fazenda. Com ele, é possível validar cupons fiscais via internet. Obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais a partir deste ano, esse novo sistema substitui o Emissor de Cupom Fiscal, simplificando o dia a dia de comerciantes.

Além de possibilitar aos consumidores a localização mais rápida do documento fiscal no programa da Nota Fiscal Paulista, o SAT também evita erros no envio de documentos fiscais, diminuindo o número de queixas dos consumidores e multas aos lojistas. Todos os extratos possuem um QRCode para que o consumidor possa checar os dados da compra via smartphones.

Com a obrigatoriedade do SAT, é preciso que os estabelecimentos possuam um dispositivo que execute as transações na rede, gerando e autenticando o Cupom Fiscal Eletrônico para, em seguida, transmiti-lo automaticamente à Secretaria da Fazenda. Os equipamentos também possuem uma tecnologia de certificação digital que permite assinar documentos eletrônicos com a mesma validade jurídica de um reconhecimento de firma em cartório.

É preciso que os equipamentos utilizados sejam homologados, ou seja, aprovados de acordo com as normas. Lançado pela DIMEP, o modelo D-SAT foi o primeiro no mercado a ser homologado, com aprovação do Instituto Nacional de Telecomunicações. Entre as vantagens de seu uso, estão a redução do custo de aquisição, possibilidade de trabalhar off-line, baixo custo de manutenção, alimentação via USB – dispensando assim o uso de fonte –, compatibilidade com os sistemas Linux e Windows e sensores antiviolação.




Fonte: http://www.dimep.com.br/blog/d-sat/entenda-sat-homologado/