Preloader image

Mastercard lança cartão que substitui senha por impressão digital

|
Mastercard lança cartão que substitui senha por impressão digital

A Mastercard anunciou hoje o início da implantação de um cartão com leitor de impressões digitais.

A novidade começa a ser testada em uma rede de supermercados da África do Sul em conjunto com um banco local, e dentro dos próximos meses será levada a Europa, Ásia e Pacífico.

 

Para usar o recurso, o consumidor precisa digitalizar seus dados biométricos junto à operadora (no caso em teste, o banco Absa Bank). As informações ficam guardadas com criptografia dentro do cartão e funcionam como senha.

 

Quando fizer uma compra, a pessoa só precisa colocar o cartão na máquina mantendo o dedo sob o sensor. A máquina receberá os dados como se eles fossem a senha e autorizará a compra sem que o usuário sequer precise soltar o cartão.

 

Segundo a Mastercard, as máquinas atuais são capazes de fazer a leitura, então a implementação depende apenas da atualização dos cartões, o que barateia o processo. Quando começar a espalhar a novidade pelo mundo, a empresa também planeja fazê-lo com cartões que contam com tecnologia contactless, o que significa que mesmo compras mais baixas, que não precisam de senha, ficarão mais seguras.




Fonte: https://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/mastercard-lanca-cartao-que-substitui-senha-por-impressao-digital/67716