Preloader image

Igreja cria padre robô que abençoa em 5 idiomas

|
Igreja cria padre robô que abençoa em 5 idiomas

As comemorações de 500 anos da Reforma Protestante trazida por Martinho Lutero abriram espaço para o surgimento de uma nova forma de provocação religiosa na Europa: o envolvimento da robótica no cristianismo.

 

Na cidade alemã de Wittengerb, protestantes que promovem exposições marcando o meio milênio que nos separa da revolução promovida por Lutero revelaram um robô capaz de abençoar as pessoas.

 

Batizada de BlessU-2, a máquina conta com uma tela sensível ao toque e fala cinco idiomas — alemão, inglês, francês, espanhol e polonês. Ela recita passagens bíblicas enquanto solta luzes pelas mãos e ainda manda um "Deus te abençoe e proteja" no final. Se quiser, o abençoado pode solicitar uma cópia impressa das palavras robóticas.

"Queríamos que as pessoas considerassem se é possível ser abençoado por uma máquina, ou se um humano é necessário", disse ao The Guardian Stephan Krebs, protestante por trás da iniciativa. "A ideia é provocar debate."

 

De acordo com ele, não se pretende usar robôs para assumir o lugar padres — uma ideia tentadora, tendo em vista que a Europa passa por um período de baixa na quantidade de líderes cristãos. Uma máquina "jamais poderia substituir o cuidado pastoral", afirmou. "Não queremos robotizar o trabalho da nossa igreja, apenas ver se podemos trazer uma perspectiva teológica a uma máquina."




Fonte: https://olhardigital.uol.com.br/noticia/igreja-cria-padre-robo-que-abencoa-em-5-idiomas/68654