Preloader image

Conheça as novidades do Windows 10 em seis telas; um resumo básico

|
Conheça as novidades do Windows 10 em seis telas; um resumo básico

Microsoft surpreendeu a todos: pulou a versão nove de seu sistema operacional, com a justificativa de que o Windows 10 é um marco que vai trazer o melhor do Windows 7 e Windows 8, com recursos úteis para desktop. Há várias novidades prometidas, mas algumas merecem mais destaque. Confira abaixo um resumo do que esperar do software que, apesar de chegar só em 2015, já agradou muita gente.

Windows 10 Technical Preview já está disponível para download

1) Botão Task View

Prévia dos programas ganhou miniaturas maiores para facilitar identificação (Foto: Divulgação)

A prévia de programas abertos mudou. As miniaturas estão maiores, o que torna mais fácil identificar o app e trabalhar com multitarefa. Para acessá-la, continua valendo o conhecido comando Alt+Tab.

2) Menu Iniciar

Menu Iniciar voltou integrado às janelas animadas do Windows 8 (Foto: Divulgação)

Para os que não se acostumaram com o Menu Iniciar do Windows 8, a Microsoft garantiu trazer de volta o ambiente familiar da versão 7. Compacto, o menu mostra um conjunto de apps instalados ao lado de janelas com diversos conteúdos organizados em blocos dinâmicos (live tiles), como clima e notícias.

Os blocos dinâmicos podem ser rearranjados e redimensionados livremente, já que o menu se ajusta ao tamanho automaticamente. Há também atalhos para contatos e websites prediletos, tudo com um design mais agradável e, definitivamente, mais moderno, além de uma caixa de busca interna e web.

3) Melhorias na função Snap

Qualquer app pode ocupar um lado inteiro da tela (Foto: Divulgação)

Ao contrário da maneira confusa implementada no Windows 8, a utilização de programas clássicos com apps modernos no Windows 10 será facilitada. Tudo se dará no mesmo ambiente, e será possível até mesmo separar o Task View em um dos lados da tela, mantendo um software sempre aberto do lado.

4) Fixação de itens mais usados

Apps, programas e pastas podem ser fixados na barra inferior ou no Iniciar (Foto: Divulgação)  

Assim como nas versões anteriores, ainda será possível fixar programas, apps baixados da loja e pastas, diretamente na barra de ferramentas do desktop. 

Entretanto, no Windows 10 a função também se estenderá ao Menu Iniciar. De lá, será possível visualizar informações de aplicativos atualizados em tempo real - assim como já ocorre no Windows 8 e Windows 8.1.

Como impedir computador de reiniciar? Veja no Fórum do TechTudo.

5) Desktops múltiplos

Recurso esperado há um bom tempo, os desktops múltiplos finalmente chegarão ao Windows 10. Com um botão localizado na barra de tarefas, a funcionalidade permitirá abrir conjuntos de programas e pastas separadamente, e dessa forma manter tudo mais organizado. Assim, o usuário poderá, por exemplo, ter desktops distintos para o trabalho e para uso pessoal, edição de foto e vídeo e jogos.

Desktops múltiplos finalmente chegaram (Foto: Divulgação)

6) Apps modernos em janelas

Apps novos e clássicos operam lado a lado (Foto: Divulgação)

Apps baixados na Windows Store não terão mais uma visualização confusa quando estiverem em tela cheia. No Windows 10, apps modernos e programas desenhados para funcionar no desktop trabalharão lado a lado em janelas padronizadas. Portanto, qualquer programa poderá ser redimensionado, minimizado ou maximizado conforme as necessidades do usuário com os tradicionais botões "-", "+" e "X".




Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/conheca-novidades-do-windows-10-em-seis-telas-um-resumo-basico.html